quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Borussia Dortmund, o Time a ser Batido

                                     
Muitos estão se perguntando, o time a ser batido? E eu digo com certeza, que sim! Mas e o Barcelona? Se não começar a ser mais regular e depender apenas de individualidades, contra esse time alemão não passará. Imagino que muitos de vocês estão pensando, como que o Barcelona, melhor time do mundo não é o favorito? Lhes respondo pelo seguinte: atualmente o Borussia é um time que joga em uma formação 4-5-1, com dois volantes, dois meias e  um atacante fixo. Bem, muito comum este estilo de jogo hoje, usado inclusive pelo atual campeão mundial Corinthians. Com essa formação o time se torna um verdadeiro "Camaleão" pelas peças distribuídas em campo. Os meias Mário Götze e Marco Reus são os melhores do time! Ambos jogam recompondo a marcação, mas quando saem em contra-ataque eles se abrem como pontas, sempre procurando o centravante Lewandowski, que não costuma errar em suas finalização. Quando o time vai atacar, Reus ou Götze abrem em uma das pontas e o volante Gündogan arma o time ao lado do meia que ficar. E o time passa a atuar com apenas um volante. Mas quando o time está a se defender, existe uma marcação forte na saída de bola adversária, e o time passa a atuar com duas linhas de quatro marcadores, exigindo assim um deslocamento maior de jogadores adversários, geralmente os laterais possibilitando o contra-ataque rápido.

Chega de descrever o time, vamos ao números:


UEFA CHAMPIONS LEAGUE   


CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
1
Borussia Dortmund
14
6
4
2
0
11
5
6
77.8

No chamado grupo da morte, com Real Madrid, Ajax a Manchester City o Dortmund terminou a fase de grupos invicto! Lembrando que todos no grupo são os atuais campeões de seus países (Espanhol, Holandês, Inglês e Alemão).




Além da bela formação tática do time, recomposição da marcação e fortíssimo contra-ataque, os individuais pesam bastante a seu favor, a começar do excelente goleiro Weidenfeller que vem fazendo excelente campanha. Não podemos esquecer da torcida do clube, fanática, com a melhor média de público do mundo. Mais de 80.000 pessoas é a incrível média de público no estádio conhecido como Westfalenstadion.



Dentre essas e outras que acredito que o time mais forte e competitivo que temos hoje seja este incrível time que faz bonito em campo, com seu técnico já famoso pela Europa. Jürgen Klopp. Se o clube conseguir segurar esses jogadores e técnico para segunda parte da UEFA poderemos ter formidáveis confrontos envolvendo este clube para a fase de mata-mata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário