segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Lionel "São" Messi


Peço licença para falar de um jogador que não é apenas o melhor do mundo. É um exemplo de comportamento e profissionalismo! Quem o conheceu diz "é a humildade que faz a diferença". Eu mesmo acompanhando alguns vt´s nunca vi nada parecido (em excessão à Pelé), e não sou o único que acompanha futebol que diz a mesma coisa! Messi é um jogador que tem uma movimentação diferenciada, um toque refinado e uma finalização literalmente fatal.

Vamos descrevê-lo assim: ele tem o arranque do Ronaldo, a finalização do Romário, o drible do Ronaldinho Gaúcho (sem firula) e um passe "A la Zidane"! No Barcelona, ele já atuou como atacante aberto na ponta direita, na ponta esquerda e atualmente joga como um verdadeiro centravante. Na seleção o vemos atuar como meia armador, jogador surpresa. Bem, de todas as posições a única que o jogador sofreu algum tipo de crítica foi na Seleção Argentina, por alegarem que ele estava abaixo de seu rendimento no clube. Vamos ressaltar que justamente na Seleção ele atua como meia, e claro que ele fará menos gols. O que representa pra mídia mundial uma catástrofe! Sem exageros, o jogador foi muito criticado por não ser tão efetivo. Mas vamos lá:

                                  Jogos de Lionel Messi pela Seleção Argentina


PARTIDAS            76
GOLS                     31
ASSISTÊNCIAS    22

(desde 2005 no Sub-20)


Como um jogador que tem esses números em uma Seleção puderam dizer que estava abaixo? Bem, quando se mostra muito potencial, se exige mais. E ainda não sabemos aonde irá parar esse gênio do futebol mundial. E para mais apreciações, olhem os dados no Barça:


                               Jogos de Lionel Messi pelo Barcelona

PARTIDAS            352
GOLS                     283
ASSISTÊNCIAS    110


O que podemos esperar de um jogador tão simplório? De uma humildade que hoje se torna coisa rara, porque o dinheiro investido no futebol é uma coisa fora dos padrões econômicos mundiais! A se julgar pelo grau de evolução deste jogador, que tem no ano de 2012, "apenas" 90 gols. Mais que o dobro que o artilheiro do ano no Brasil, Neymar, com 43 gols marcados. Maior artilheiro de todos em todos os tempos em um só ano. Nem Pelé, nem Maradona, nem Ronaldo, nem Garrincha... simplismente ninguém em nenhuma época conseguiu fazer o que esse jogador fez, 90 gols em um ano!
Nos resta bater palmas, apreciar e esperar que mais funções este verdadeiro fenômeno mundial será capaz de elaborar num campo de futebol e que recordes ele ainda alcançará!

Por isso o "São" antes do Messi, porque essa realidade de jogador já poderia aposentar e ser considerado um milagreiro do futebol!


Nenhum comentário:

Postar um comentário